Educação Infantil

Na Pré-Escola e na classe do1º ano do Ensino Fundamental (regime de 9 anos) as salas de aula são ambientes de aprendizagem especialmente elaborados com mobiliário e material específico para cada área de estudo. Na interação com o ambiente montessoriano a criança desenvolve suas potencialidades.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA PRÉ-ESCOLA

E NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (regime de 9 anos) 

VIDA PRÁTICA: Educação dos movimentos através de atividades preparatórias para as ações do cotidiano. Constitui-se numa verdadeira ginástica para os músculos, desenvolvendo a coordenação motora ampla e fina e, por outro lado, estimulando as atitudes adequadas nas relações sociais, favorecendo o controle de gestos e de atitudes.

Nesta área vamos encontrar os exercícios de caminhar e correr, subir e descer, carregar objetos, encher, versar, transpor, abrir, fechar, dobrar, recortar, colar, limpar, lavar, lustrar, cuidar de plantas, cuidar do ambiente, cuidar de si mesmo etc. Encontram-se aqui também os estímulos para as boas relações sociais, que incluem os cumprimentos, os atos de cortesia (uso adequado do por favor, com licença, obrigado, desculpe etc), aprender a não incomodar os outros, apresentar hábitos higiênicos etc. 

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR: A psicomotricidade está presente em todas as áreas deste segmento, pois todas elas envolvem a criança como um todo. O manuseio do material montessoriano, bem como a dinâmica do ambiente preparado, favorece aos alunos o desenvolvimento de todas as habilidades necessárias nesta fase da escolarização como: esquema corporal, coordenação motora, posição e relação espacial, relação temporal, figura-fundo, associação de idéias, análise e síntese, atenção, percepção, memória etc.

DESENVOLVIMENTO SENSORIAL: O material de desenvolvimento sensorial tem como objetivo direto a educação dos diversos sentidos e, como objetivos indiretos, a preparação remota para a escrita e Matemática, o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória, da criatividade etc. Exemplos desse aparato de materiais são: torre rosa, encaixes sólidos, cilindros coloridos, escada marrom, barras vermelhas, caixas de cores, caixa de sons, encaixes planos, placas de áspero-liso, sólidos geométricos, triângulos construtores etc.

DESENVOLVIMENTO DA MENTE MATEMÁTICA: Ao vivenciar as atividades propostas na linha e manusear o material de desenvolvimento sensorial, a criança vai construindo os conceitos matemáticos quanto às dimensões, posições, peso etc, e desenvolvendo a capacidade de ordenar, classificar e organizar. Os primeiros materiais específicos de Matemática são: Barras vermelhas e azuis; numerais de lixa e numerais murais; fusos; tentos; semi-simbólico; tábuas de Séguin; material dourado; visão de conjunto, crivo de Erastóstenes etc.

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: Montessori chamou atenção para dois processos no desenvolvimento da linguagem, que devem ser paralelos, embora um deva preceder o outro no seu início até mesmo como preparação. Trata-se do mecanismo para obter a linguagem gráfica (alfabetização propriamente dita) e do emprego da linguagem gráfica para se exprimir (competência lingüística – processo de letramento). Segundo Magda Soares,“...alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita”. Portanto, o processo de alfabetização e o processo de letramento são extremamente importantes na formação do cidadão. É necessário que sejam colocados no mesmo patamar, criando um ambiente alfabetizador e de letramento na escola para que a criança possa adquirir uma boa competência lingüística, fazendo da linguagem um instrumento de comunicação e de perpetuação da cultura, o que é a sua função cósmica, como dizia Montessori. Numa escola montessoriana, o ambiente preparado é, ao mesmo tempo, alfabetizador e de letramento.

Dentro do processo de alfabetização, a preparação indireta para a escrita dá-se através das atividades de Vida Prática e de Desenvolvimento Sensorial. A preparação direta para a escrita é feita com os materiais específicos: encaixes de ferro, Letras de lixa e 1º Alfabetário. E, ainda, letras murais, tabelas fonéticas, quadro de letras relacionadas, livros de sons, fichas de movimento, nomenclaturas classificadas,  quadretes, folhetos de linguagem e livros montessorianos.O desenvolvimento da escrita e da leitura acontece de acordo com o ritmo próprio de cada aluno e, à medida que eles vão crescendo neste processo, os materiais vão se tornando mais sistemáticos. Para esta finalidade são oferecidos à criança os materiais: ditado mudo, 2º alfabetário, 3º alfabetário, folhetos de linguagem, cestas de leitura, caixa de ordens, fichas de leitura, livros montessorianos, livros literários etc.

A Gramática é trabalhada nessa fase, intuitivamente, por meio dos jogos intuitivos, utilizando-se os símbolos gramaticais. As atividades gráficas vão sendo introduzidas após o trabalho com o material concreto, sistematizando e oportunizando a exercitação dos conhecimentos construídos.

A criança que passa por este processo, de um modo geral, “explode” para a escrita por volta dos cinco anos, chegando aos seis anos de idade num bom nível de alfabetização, o que vai lhe possibilitar ter uma compreensão cada vez maior da leitura e fazer melhor uso da escrita. Ela está em pleno desenvolvimento da capacidade de leitura de mundo, o que a coloca, também, num nível bom de letramento. Com base nas orientações de Montessori, podemos dizer que esta criança já domina a função inferior da linguagem gráfica (alfabetização) e está instrumentalizada para crescer cada vez mais na função superior dessa linguagem (letramento).

A partir do 2º ano do Ensino Fundamental o processo de alfabetização continua  a ser formalizado e passa-se a dar uma ênfase cada vez maior ao processo de letramento, que por ter sido estimulado desde os primeiros anos de escolaridade, desenvolve-se de forma criativa e eficaz.

ASSUNTOS CULTURAIS – INTRODUÇÃO À ABORDAGEM CÓSMICA: CIÊNCIAS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA: Nesta área são proporcionados estímulos que favorecem a aquisição da cultura, tanto em relação às Ciências da Natureza como da Sociedade, oferecendo às crianças um leque de atividades interessantes que despertam o interesse por conhecimentos novos. É preciso aproveitar o período da “mente absorvente” para colocar a criança diante do maior número de estímulos, que agindo como sementes, frutificarão mais tarde como uma maior capacidade de compreensão do mundo circundante.

OUTRAS ATIVIDADES: Música, Inglês e Informática.

 

 

 

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